• Letícia Kawano-Dourado

Ligação entre nitritos inalados (poppers) e AIDS

Como interpretar essas associações?


.

Na década de 80, durante a epidemia de AIDS nos EUA, cientistas trabalharam duro muitos anos para tentar identificar o que estava causando aquela doença. Uma das possíveis causas da AIDS inicialmente foi suspeitado de serem os poppers (nitritos inalados) [1] dada a associação encontrada em estudos de caso e controle entre o uso de poppers e a AIDS. Posteriormente se verificou que a AIDS era causada por um virus e que a associação inicial entre poppers e AIDS era na verdade por counfounding (popper era uma variável confundidora) secundária ao fenômeno de agregação de fatores de risco (risk factor clustering).





Variável confundidora tem sido definida como qualquer terceira variável que está associada à exposição de interesse, é uma causa do resultado de interesse, e não reside no caminho causal entre a exposição e o resultado [2].


Comentário metodológico: Notem que esse exemplo histórico entre a confusão de poppers como causa da AIDS reforça de novo a ideia que associação não necessariamente implica causalidade. Poppers eram drogas muito comuns na década de 80 e o uso de poppers era um comportamento que estava agregado/associado a outros comportamentos de risco, dentre eles sexo sem proteção e drogas IV, essas sim verdadeiras formas de aquisição do vírus da AIDS. Dessa forma, o uso de poppers é uma variável confundidora que se associa com a exposição (sexo sem proteção/drogas IV) e com o desfecho (AIDS).




Quer ler mais sobre controle de counfounding: segue o link para uma super referencia: Lederer et al, confounding , annals of ATS , 2018.


Referências:

1. Haverkos HW et al Environ Health Perspect, 1994

2. Lederer et al, confounding , annals of ATS , 2018


Declaração de conflito de interesse: nenhum


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado


Comentários são bem-vindos!



© 2019 by Leticia Kawano-Dourado

Icone LK.png