• Letícia Kawano-Dourado

Análise de estudo: uso de paraquedas para prevenir mortes e politrauma ao saltar de avião.

Pular de avião sem paraquedas NÃO preveniu mortes ou politrauma se comparado com pulo com paraquedas.


.

Estudo recentemente publicado no BMJ [1] randomizou voluntários para pular com ou sem paraquedas de um avião ou helicóptero. O desfecho composto foi número de mortes e politrauma computado após o pulo e não se observou diferenças entre os grupos. O detalhe: o pulo foi a partir de um avião/helicóptero no solo. 😎





Validade externa é a aplicação das conclusões de um estudo científico para fora do estudo, para a realidade [2]. Ou seja, é a possibilidade de generalizar os resultados de um estudo para outras situações, pessoas, estímulos e tempos [3].

Comentário metodológico: esse estudo faz parte da tradicional edição comemorativa e bem humorada de final de ano da BMJ. Um comentário importante que esse estudo traz à tona: a necessidade de avaliar a validade externa dos resultados de um estudo! Vejam, se vocês lerem o estudo na íntegra (o que eu sugiro), o estudo está "redondinho", quer dizer, tem validade interna: os métodos são adequados para avaliar a pergunta científica do estudo e as análises estão corretas. No entanto esses resultados provavelmente não se aplicam ao contexto em que vocês estavam pensando porque vocês estavam imaginando um avião voando, não um avião em solo. Desse modo, os resultados dessa pesquisa científica não podem ser extrapolados para a realidade de um avião voando, ou seja, tem pouca validade externa.




Quer ler mais sobre validade externa? Digita no wikipedia "external validity" que você encontrará mais informações e exemplos.


Referências:

1. Yeh, Robert W et al. “Parachute use to prevent death and major trauma when jumping from aircraft: randomized controlled trial.” BMJ (Clinical research ed.)vol. 363 k5094. 13 Dec. 2018, doi:10.1136/bmj.k5094

2. Mitchell, M. & Jolley, J. (2001). Research Design Explained (4th Ed) New York:Harcourt

3. Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Fehr, B. (2007). Social psychology. (4 ed.). Toronto, ON: Pearson Education.


Declaração de conflito de interesse: nenhum


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado


Comentários são bem-vindos!



© 2019 by Leticia Kawano-Dourado

Icone LK.png