top of page
  • Writer's pictureLetícia Kawano-Dourado

Associação entre posse de armas por civis e mortes por armas de fogo




💥Ultimo post da série das pesquisas científicas publicadas no JAMA sobre armas de fogo: problema de saúde pública.

Trouxe esse gráfico aqui porque ele é MUITO informativo. Ele é parte da análise Global sobre lesões por arma de fogo realizado de 1990 a 2016 onde o Brasil foi incluído [The Global Burden of Disease 2016 Injury Collaborators. JAMA. 2018;320(8):792-814].




Mastigando o gráfico:

1️⃣ Notem nesse gráfico que no eixo X (horizontal) temos o índice de porte de arma por civis e no eixo Y (vertical) a taxa de morte ajustada por idade por cada arma portada por civis a cada 100mil habitantes.

2️⃣ Os pontinhos do verde pro azul (azul sendo melhor) são os países que tem alto desenvolvimento sócio-demográfico e os pontinhos amarelos para vermelho (sendo vermelho pior) são os países com baixo desenvolvimento sócio-demográfico.

3️⃣ Notem que para os pontinhos azuis, não há muita relação entre posse de arma e morte por arma de fogo. Enquanto que para os países de baixo desenvolvimento sócio-demográfico vemos que quanto maior o acesso a armas, mais mortes (a seta em laranja que eu desenhei mostra essa associação)

4️⃣ Essa associação entre posse de arma e morte ficava ainda mais fortes nos países produtores ou transportadores de drogas ilícitas (Brasil é um deles).


Comentários metodologicos: Desse modo, com base em dados, em evidência, podemos concluir que no Brasil (baixo nível-sócio-demográfico e país transportador de drogas), um maior acesso a armas vai provavelmente levar a um aumento no número de homicídios.

Segundo ponto, um maior desenvolvimento sócio-demográfico se associa a menor violência urbana. E redução da produção e transporte de drogas ilícitas também se associa a menor violência urbana.

Finalmente, os pesquisadores reforçam que a presença de problemas psiquiátricos expressos por impulsividade, agressividade são universais e difíceis de serem adequadamente identificados. Um maior acesso a armas inevitavelmente dá acesso também a esses individuos (um perigo).

Comentários são bem-vindos!

Quer ler esse artigo na íntegra?

Abaixo segue o link para acesso direto:


Aqui segue o link para o vídeo que eles revisam os principais achados da iniciativa Global Burden of Disease sobre Mortalidade Global por arma de fogo.


Comentários e dúvidas são bem-vindos! Sugestões também !


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado


Declaração de conflitos de interesse: nenhum


1. The Global Burden of Disease 2016 Injury Collaborators. Global Mortality From Firearms, 1990-2016. JAMA.2018;320(8):792–814. doi:10.1001/jama.2018.10060







bottom of page