top of page
  • Writer's pictureLetícia Kawano-Dourado

Aprender uma língua estrangeira com pouco tempo disponível

Compartilho aqui como otimizo da melhor forma meu aprendizado em francês


Já falei em um post anterior como o inglês é absolutamente fundamental para o universo médico-científico. Nesse post compartilho meu método de me preparar para a nossa mudança para Paris, a ocorrer em breve: como o tempo voa!






Meu nível de francês é intermediário. Quer dizer o suficiente para me virar em cenários simples como em lojas, restaurantes, metrôs etc mas não o suficiente para acompanhar uma conversação mais complexa :-( . Preciso aprimorá-lo e tenho pouco tempo diário para dedicar ao francês!


A forma que otimizo meu aprendizado é usando podcasts e outros recursos de audio usando o tempo "perdido" de translado casa-trabalho. Fiz as contas outro dia desses e observei que são ao menos 4 a 6 horas por semana!


Encontrei algumas fontes excelentes para ouvir no carro, metrõ, compartilhando:


Foco: nível intermediário. Inner French tem podcast no Spotify, videos no youtube e o mais legal e importante: assuntos diversos interessantes e transcripts de tudo o que você escuta - para consultar aquela uma ou outra palavra que não ficou clara. O foco aqui é conversação, compreensão: excelente para um podcast


Foco: básico e intermediário. Pierre e Noemi são um casal bem humorado que ensinam francês por meio de podcasts no Spotify, videos no Youtube e seu blog. O material também tem transcript (o que é super importante). Pierre tem material focado em gramática, para os que quiserem/precisarem.


Outros recursos interesssantes:


Site oficial francês: Aprendre le Français langue étrangère (FLE). Muitos recursos disponíveis


Curso de imersão da Aliança Francesa em Paris. Em 2011 fiz um mês de françês na Aliança em Paris, 4h de aula por dia. Em tese a programação era aula de manhã e passear à tarde, mas sou beem caxias com essas coisas, não conseguir relaxar e me divertir àtarde..tinha tarefa de casa, muito recurso de aprendizado...enfim rsrsrsr



Declaração de conflitos de interesse: nenhum


As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado




bottom of page