• Letícia Kawano-Dourado

Comunicação não-violenta

Dica de livro escrito pelo Dr. Marshall Rosenberg, um must-read para profissionais da área de saúde, para quem trabalha em equipe


Li esse livro numa sentada só, de tão sensacional que achei o conteúdo dele. Segue então aqui a dica no Blog.


Boa parte dos conflitos que temos com outras pessoas podem ser causados mais pela forma como expomos nossas ideias do que propriamente pelas diferenças de opinião. Baseado nesta crença, o psicólogo Marshall Rosenberg desenvolveu o conceito de Comunicação Não-Violenta (CNV), que seria capaz de estimular a compaixão e a empatia (também por isso chamada de Comunicação Empática).


Dr. Rosenberg aplicou (e ainda aplica, até onde sei) sua técnica no mundo todo, já visitou áreas pós-guerras, como alguns países da Africa e Europa do Leste. Já trabalhou em presídios e escolas, colhendo uma experiência gigantesca com essa técnica de comunicação que não é só não-violenta mas é eficiente, ou seja, atinge seu objetivo.



No mundo todo há centros de treinamento em CNV - aqui no Brasil até onde identifiquei, há livros do Dr. Rosenberg traduzidos para o português mas não localizei nenhum centro de treinamento, infelizmente. De todo modo, o acesso ao livro já é uma super ampliação de perspectiva sobre o que é uma comunicação eficiente. Chamou a minha atenção o olhar científico e observador - típico de um cientista - do Dr. Rosenberg.


Declaração de conflitos de interesse: tenho uma filha pequena, esse projeto é dedicado a ela.


As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado




© 2019 by Leticia Kawano-Dourado

Icone LK.png