• Letícia Kawano-Dourado

Congresso Norte-Americano de Tórax (ATS) 2021: Highlights

Em um modelo 100% virtual por conta da pandemia, conto para vocês alguns highlights da minha participação lá



O conteúdo do Congresso ATS 2021 pode ser acessado aqui. Mesmo o Congresso já tendo acabado, o conteúdo está praticamente todo disponível online, um ponto positivo desse modelo 100% virtual. Desse modo, voce ainda pode se inscrever para o Congresso inteiro ou para uma atividade específica para acessar o conteúdo!


Esse ano moderei junto com a querida Dra. Elizabeth Viglianti (Universidade de Michigan, EUA) e o querido Prof. Naftali Kaminski (Chefe da Divisão de Pneumologia e Terapia Intensiva da Yale, EUA) um simpósio científico em equidade de gênero e assédio sexual em Terapia Intensiva.


O simpósio contou com a presença de nomes grandes em Terapia Intensiva e em militância internacional por equidade de gênero como Profs. Jackson Iwashyna, Prof. Charlotte Summers, Prof. Aluko Hope, Dr. Kathellen Lindell, Prof. Hayley Gershergorn:


Conteúdo incrível, vejam aqui os tópicos discutidos:

PS: note que minha principal afiliação é o Instituto de Pesquisa do HCor (também sou filiada à USP, mas era para ter saído IP-HCor, ali :-/)


Ainda em sexo e gênero, está imperdível a aula da super Dra. Cara Tannenbaum sobre como sexo e/ou gênero podem influenciar resultados de pesquisa.





Também sou parte do Comitê da ATS para membros em treinamento e em transição de carreira (MITT) e nele participei de diversas atividades, desde julgar posters, discussões sobre bem-estar para profissionais de saúde na pandemia até inovações em COVID-19 (ufa!) - foram dias puxados de zoom !


Inovação em ritmo rápido na COVID-19 com Prof. Dickson (Michigan Univ) e Prof. Martin (Emory University) e eu, moderados pelos queridos Dr Moss e Dra. Cribbs

Falando de bem estar em tempos de pandemia com as queridas Dra. McColley e Dra. Sing


Sou líder da parte de midia social do MITT, e esse é o segundo ano consecutivo (2020 foi a mesma coisa :-) que o meu perfil no twitter está entre os 3 perfis individuais de maior impacto de todo o Congresso ATS com mais de 1,4 milhões de impressões.


Note que o twitter é "A" midia social da ciência e note também que eu sou o ÚNICO perfil tweetando de fora dos EUA - o que para mim é motivo de orgulho pessoal ter um perfil com tanto impacto sendo uma "voz de fora"do jet-set científico.




Bom, torcendo para que ano que vem, a ATS seja híbrida, e não mais apenas virtual! Darei noticias de lá!

Cuidem-se e fiquem bem! E vamos em frente!



Declaração de conflitos de interesse: nenhum


As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.

Eu sou Leticia Kawano Dourado, doutora em pneumologia pelo HCFMUSP, médica pneumologista e pesquisadora. Panelista da OMS na elaboração das Diretrizes de Tratamento da Covid19.


Peço desculpas por eventuais erros de ortografia e/ou gramaticais: estou precisando acomodar três línguas de forma rotineira (francês, português, e inglês)


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado