top of page
  • Writer's pictureLetícia Kawano-Dourado

Convite: experimente como é uma mente científica!

Proponho um experimento para voce fazer no seu dia a dia. No vídeo a explicação!


Background do convite: Para saber como funciona a ciência, nada melhor que ter uma experiência ao vivo e a cores, na própria pele! Por isso tive a ideia de fazer esse convite!

Quer experimentar?


O link do convite inteiro (curtinho o video!) está em https://www.youtube.com/watch?v=5vH2aewpbHc&t=9s

Abaixo tem o "trailer" :-) ainda não aprendi como faço o upload do video do Youtube aqui, então caso vocês saibam, dicas são bem-vindas!



Notem que "o básico" para uma mente científica é a abertura para o contra-argumento (é básico!). Temos uma hipótese que achamos ser verdade, mas para comprovar que ela é de fato verdade, preciso procurar ativamente contra-argumentos a ela e prova-los falsos ou re-editar minha hipótese a medida que alguns contra-argumentos se provam verdadeiros.

Quer dizer, é preciso uma certa tolerância, continência gentil consigo próprio pois dá um certo mal estar se perceber "equivocado", ou que a hipótese possa estar em parte errada. Quanto mais investimento emocional temos (quanto mais crença que a hipótese é verdadeira) mais difícil é se abrir aos contra-argumentos... mas sinto informar, que se o seu compromisso é com a verdade, esse é um passo fundamental.


Isso não serve só para a ciência não é? Para qualquer assunto na vida, chegaremos sempre a uma síntese melhor se estivermos dispostos a investigar com sinceridade a veracidade dos argumentos contraditórios.


Um exemplo incrível desse fato, é o Daniel Kahneman , nobel de economia, reconhecendo que sua teoria no início estava em parte equivocada! Pensem nisso! Isso é demais, trata-se de uma mente científica que tem um compromisso com a verdade e não com seu ego.



Comentários, dúvidas são bem-vindos e eu falo isso de verdade!!


As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.


Declaração de conflitos de interesse: nenhum


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado




bottom of page