top of page
  • Writer's pictureLetícia Kawano-Dourado

Festas de final de ano e Covid19

Como encontrar a família ou amigos sem risco de pegar Covid19?


Em Dezembro de 2020, a Covid19 está com um comportamento acelerado na maioria das cidades do Brasil. Pensar numa aglomeração em um cenário destes, é um desafio. Entenda os elementos que pesam na decisão de afrouxar o rigor do isolamento social aqui.





O ideal mesmo é se proteger e proteger as pessoas próximas celebrando as festas de final de ano apenas com seu núcleo de convivência domiciliar. Esse é meu conselho n. 1. Lembre-se que agindo desse modo você está dando de presente um 2021 seguro para sua família, para amigos e para a família dos seus amigos (afinal é assim que a Covid se espalha: em festas!)

Mas supondo que por algum BOM MOTIVO, há necessidade de se encontrar. Como fazer de forma mais segura possível?


  1. Encontrar-se em ambiente aberto, bem ventilado. Esse é um dos pontos principais. Ao se encontrarem, lembrem que beijos e abraços só de longe! Mas podem caprichar na troca de olhares e nas palavras - encontro de almas!



2. Mantenham a máscara simples o tempo que for possível. A máscara simples e o ambiente aberto bem ventilado são dois itens que se somam aumentando muito a segurança de encontros, mesmo que haja eventualmente alguém contaminado, transmitindo Covid. A mascara simples deve estar bem ajustada ao rosto. Acaba de sair um estudo muito interessante mostrando que quando a máscara simples (cirúrgica ou de tecido) está sem áreas de vazamento, ela filtra muito bem.


3. Mantenha uma certa distância na conversa, evite conversas muito próximas, e para isso, lembre que um ambiente ruidoso (música alta por exemplo) não ajuda na segurança do evento - pois cria a necessidade de falar de perto, falar alto (ambos aumentam o risco de contaminação pela covid)


4. Beber e comer precisam ser restritos a momentos específicos e com cuidados especiais. Pois implicam em tirar a máscara. A lógica é a de um "fumódromo", entenda:

Vai beber? Se afaste, tome seu drink ou àgua, volte a máscara ao rosto e só depois retorne ao grupo. Horário da refeição: núcleos familiares podem se sentar juntos, mas afastados do restante de grupo maior para comer. Comam, retornem com a máscara e aí sim, voltem a interagir com o resto do grupo.




Evitem sentar-se a mesa para compartilhar a refeição com pessoas que não são do seu núcleo familiar de isolamento. Sentar-se a mesa para comer junto carrega risco alto para transmissão da Covid.

5. Os grupos de maior risco podem sim usar uma N95/PFF2 e óculos (comum mesmo) para terem proteção próxima a 100% da Covid.

Essas máscaras garantem uma segurança de filtração de quase 100% se forem usadas corretamente. Ou os demais podem usar a N95/PFF2 para proteger alguém do grupo de risco. Certifique-se que a máscara está sendo usada corretamente, sem vazamentos e que você a manipula de forma correta - sem levar a mão aos olhos, nariz e boca. Fazendo assim, a segurança é garantida.


6. E fazer um PCR (ou teste do antígeno) pode ajudar? Pode.

Se voce conseguir fazer o teste no dia da festa ou no dia anterior e ter o resultado ANTES da festa, esse é o cenário ideal. Entenda que o esses exames são "fotografias do momento", isso quer dizer que refletem o momento em que foram colhidos. Por exemplo, um PCR de 72h atrás reflete 72h atrás, não exatamente o agora, entende? Alguém que estava encubando o virus há 72h atrás pode ter um PCR negativo e agora passar a estar positivo. Para melhorar a performance do teste, capriche em um isolamento, idealmente 10 dias antes do evento, isso garante que a fotografia do PCR está de fato refletindo um estado de saúde mais prolongado, entende? Mais sobre isso aqui. Atenção: a sorologia ou o teste rápido com base em anticorpos (IgM, IgG, IgA) NÃO servem para esse propósito.


7. Se se coração está conflituado para decidir, lembre-se: A vacina da Covid-19 está logo na esquina, isso tudo tem tempo contado para acabar então aguente firme essa reta final. Nem sempre o mais cômodo, o mais fácil, é o melhor, sabe? E essa privação, caso necessária, é uma baita demonstração de cuidado e amor para com seus pais, família etc. Desejo coragem e estado de ânimo renovado a todos. Cuidem-se e fiquem bem! E vamos em frente!



Declaração de conflitos de interesse: nenhum


As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.

Eu sou Leticia Kawano Dourado, doutora em pneumologia pelo HCFMUSP, médica pneumologista e pesquisadora.


Peço desculpas por eventuais erros de ortografia e/ou gramaticais: estou precisando acomodar três línguas de forma rotineira (francês, português, e inglês)


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado




bottom of page