• Letícia Kawano-Dourado

Guerrilla Girls e as Mulheres na Medicina e na Ciência

Artistas ativistas que militam pelos direitos femininos na Indústria da Arte emprestam sua voz para a luta por equidade de gênero na Medicina e na Ciência


As Guerrilla Girls (GGs) são um grupo de artistas que ocultam sua verdadeira identidade com máscaras de gorilas e que militam pelo direito das mulheres na indústria da arte. Usam de humor, ironia & fatos para ampliar a discussão sobre o direito feminino assim como expor o intolerável (ou que ao menos deveria ser).





Muito comum identificar a raiva nas obras irônicas das GGs e muito frequente também é a crítica à raiva delas. Abaixo algumas obras delas, para os que não as conhecem:





Essa é a arte Guerrilla Girl, uma arte que denuncia e provoca diante de injustiças. Arte raivosa. Ninguém discute que raiva em demasia é tóxica e disfuncional, mas raiva usada para catalizar uma movimento calculado pode ser uma preciosa fonte de energia, que tira "qualquer um do sofá". Como diz Goethe, "não adiantam propósitos, é preciso agir".




Então nesse espírito pró-ativo, eu e outros amigos da área da Medicina, envolvidos com equidade de gênero, entramos em contato com as GGs, obtivemos a adesão delas, e fomos autorizados a traduzir e manter o layout tradicional de uma obra famosa delas:



Cartaz exposto na exposição das Guerrilla Girls no MASP em São Paulo em 2017

E assim fizemos, e nos demos conta que precisou pouca adaptação do contexto da mulher artista para a mulher médica ou cientista...Os problemas enfrentados pelas mulheres são de base universal.



Note o tom irônico, característico das Guerrillas Girls

Traduzimos também a mensagem para o espanhol, francês, inglês e alemão. Estão disponíveis para serem divulgadas, basta entrar em contato para receber a arte em alta resolução!


Agradecimento especial a Paula Signorelli, que fez acontecer esse contato com as GGs e aos muitos aliados do Projeto Respira Evidência trazendo apoio, evidência e amizade do mais alto nível: Dr. Viren Kaul, Dr. Josh Fessel e a queridíssima Shana kohnstamm.



Todos apoiadores do movimento por equidade de gênero na medicina. Da esquerda para direita: Josh Fessel, eu, Alice Gallo, Viren Kaul e acima de mim Muhammad Sameed


Declaração de conflitos de interesse: tenho uma filha pequena, esse projeto é dedicado a ela.


As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado




© 2019 by Leticia Kawano-Dourado

Icone LK.png