top of page
  • Writer's pictureLetícia Kawano-Dourado

OMS decreta fim do estado de emergência global em COVID-19

No dia 05 de maio de 2023, após 1.221 dias de pandemia, o estado de emergência global termina mas a Covid-19 continua entre nós



Em todo mundo quase 7 milhões de mortes oficiais foram contabilizadas nesse período como consequência direta da Covid-19 (esse número é provavelmente subestimado e o número verdadeiro é estimado de estar na casa de 20 milhões. Fonte: OMS)


Foi uma trajetória muito difícil para todos nós, de construção de um conhecimento sob o constante medo da ameaça. O aprendizado em Covid-19 foi sem precedentes mas frente à sensação de ameaça, foi lento. Aprendemos desde mecanismos de transmissão, formas pelas quais o virus lesa do organismo, vacinas, tratamentos e muito mais. Nesse caminho de aprendizado, muitos confundidos pelo sistema límbico (medo) e/ou mal intenção, recusaram-se a seguir o caminho que ia sugerindo o consenso cientifico internacional de alto padrão. Essas pessoas não só se desviaram do bom caminho como levaram milhares de outras pessoas com elas, aumentando o risco de hospitalização e morte naqueles que se perderam do caminho do método científico.


Eu participei amplamente da resposta ao desafio Covid-19. Desde em campo em 2020 em Sao Paulo, até na geração de evidencias via condução de ensaios clínicos randomizados pela COALIZAO BRASIL COVID-19, como na transformação de evidencia em diretrizes clínicas junto à OMS.




Para mim o mais difícil dessa trajetória toda foi ver colegas da área da saúde completamente perdidos. Havia uma (ingênua?) expectativa em mim de que houvesse um mínimo de compromisso com método científico... O flagrante escancarado pela Covid-19 escancara falhas graves de formação desses profissionais. Hoje em dia não entender minimamente sobre como se faz inferência causal de forma apropriada, sobre método científico é ser um analfabeto funcional na area da saúde já que a Medicina avançou de tal forma que não é mais com ""observação antes e depois a beira-leito que se apreende o efeito de uma intervenção, tendo em vista a fragilidade das conclusões que podem sair de observações do gênero.


Em 2020 também abri minha conta de Instagram ao público e comuniquei diariamente sobre Covid-19 de forma gratuita e sem exclusão: como se proteger, como usar uma mascara de forma adequada, sobre vacinas, tratamentos, tudo. Recebo bastante feedback de aquecer o coração e fico feliz de ter ajudado



Saímos desse estilo de vida pandêmico principalmente graças às vacinas, que esvaziaram hospitais de UTIs. São essas mesmas vacinas que nos protegem diante da continuidade da Covid-19 entre nós.


Muito se apreendeu nesse caminho e espero que isso signifique que Governos estejam mais preparados frente à próxima ameaça. A OMS desenvolveu uma série de materiais sobre o que se precisa do ponto de vista de preparação para mitigar estragos de eventuais outras pandemias. Atuar firmemente no aquecimento global causado pela açao humana é certamente um elemento preventivo importante. Bom, vamos em frente, sigo informando voces em ciência, trazendo reflexões Quem sou eu? Sou Leticia Kawano Dourado Médica pneumologista e pesquisadora clínica


bottom of page