Apenas homens compondo um painel científico, os chamados "manels". Veja qual o problema
Numa aproximação inicial do assunto, me recordo de não ter visto problema nos tais "manels": "Ora se são pessoas competentes e por acaso são homens, qual o problema? Se houver mulheres competentes, naturalmente estarão lá também. Basta que façamos a nossa parte". Esse foi meu pensamento inicial. Essa assertiva se aplicaria sim, caso a seleção dos paineis fosse de fato isenta de preconceitos de gênero. Mas não é.
A cultura nos permeia e essa influência subliminiar cultural-biológica determina crenças que mal temos consciência delas. Esses são os vieses subconscientes.
Para verificar de forma objetiva a presença desses vieses de pensamento foi criada uma ferramenta interessante, o teste de associação IMPLICITA, da Harvard, onde se pode testar a presença de vieses subconscientes (preconceitos) de gênero, orientação sexual, obesidade, raça, idade (contra idosos) mediante a participação em um questionário que deve ser respondido de forma rápida/automática.
Então se há vieses subconscientes incorporados na escolha de pessoas consideradas de destaque - para integrarem uma mesa de debate - entendemos então que essa escolha não foi meritocrática e que deixou de fora mulheres competentes que perdem a oportunidade de participar dessas mesas debatedoras e com elas de ter visibilidade na carreira e fazer network.
Portanto, atuar contra situações que perpetuam essa lógica injusta e não meritocrática é um dever de todos que se conectam com um senso de justiça. E os manels são muito emblemáticos nesse quesito.
Queremos (nós mulheres) o reconhecimento que nos é devido por mérito nosso, queremos ser reconhecidas pelo bom trabalho que fazemos. E isso não é pedir nada demais, é pedir por um tratamento justo em sociedade. Bem simples.
Esperamos contar com vocês!
Declaração de conflitos de interesse: tenho uma filha pequena, esse projeto é dedicado a ela.
As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.
Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado
Comments