• Letícia Kawano-Dourado

Uso de Ventiladores Para Alívio do Calor - Baseado em Evidências

É isso mesmo, estou falando de ventilador de ambiente, não ventilação mecânica :-)


O assunto vem quente! Tanto pelo calor que tem feito atipicamente nessa época do ano quanto pelas discussões sobre a impacto do uso disseminado de ares-condicionado, que a longo prazo aumenta a emissão de Carbono e aumenta o consumo de energia elétrica.

Nesse post vamos reforçar, baseado em evidências, que há situações em que o ventilador não deve mesmo ser usado por aumentar o calor do corpo e não diminuir, enquanto que em outra situação o ventilador é uma boa solução para o calor:


Acaba de ser publicado um artigo no JAMA onde os pesquisadores recrutaram 29 homens jovens saudáveis que por 4 dias separados foram expostos às seguintes condições:


1. Muito quente mas seco:

Umidade relativa 10%, temperatura de 47oC (simulando clima do Vale da Morte na Califórnia no Verão)

O índice de calor é de 46oC





2. Quente e úmido:

Umidade relativa de 50%, temperatura de 40oC (simulando clima do Vale da Morte na Califórnia no Verão)

O índice de calor é de 56oC - comparado à onda de calor que assolou Shangai em Julho de 2017.


Em cada uma dessas condições de temperatura e umidade, media-se temperatura retal, frequência cardíaca, pressão arterial, taxa de suor e conforto com e sem a presença de um ventilador posicionado a 1,25m do participante.





Observou-se que na condição quente e seca, o ventilador piorou todos os parâmetros acima, pois o suor já evapora naturalmente e a adição do ventilador só faz circular mais ar quente. Por outro lado, na condição quente e úmida, o ventilador ajudou na evaporação de calor, ajudando a reduzir o impacto do calor no corpo.

Não é apenas a temperatura que importa. A umidade também importa. O CDC Norte Americano e a Organização Mundial de Saúde contra-indicam o uso de ventiladores quando a temperatura sobe acima de 35oC. No entanto os achados desse estudo que acaba de ser publicado no JAMA sugerem que ventiladores podem ajudar a conter o calor se a alta temperatura é acompanhada de umidade.


Resumo da ópera: ainda há espaço para investigação nesse assunto: não sabemos o impacto do ventilador vs. ar-condicionado em indivíduos de outras faixas etárias, em especial extremos de idade. Mas sabemos que se o clima estiver úmido, ventiladores podem ser eficientes em combater o calor, talvez até mesmo de forma combinada com ares-condicionados, permitindo assim programar o termostato do ar-condicionado para temperaturas menos frias (menos gasto de energia).


Declaração de conflitos de interesse: tenho uma filha pequena, esse projeto é dedicado a ela.


As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado




© 2019 by Leticia Kawano-Dourado

Icone LK.png