top of page
  • Writer's pictureLetícia Kawano-Dourado

Associação entre linfoma e implantes mamários de silicone

Como interpretar esse risco?



Pesquisa científica detectou uma taxa 18x maior de linfoma anaplásico de grandes células em mulheres com implantes de silicone comparado com mulheres sem implante [2].

FDA emitiu uma carta aos profissionais de saúde em Fevereiro de 2019 sobre a associação entre linfoma e implantes mamários de silicone [1]. Uma taxa 18x maior de linfoma anaplásico de grandes células foi observada em mulheres com implantes de silicone comparado com mulheres sem implante [2].

Medidas de risco podem ser apresentadas de forma relativa - forma mais comum - e de forma absoluta. Quando se fala em um aumento de X vezes em relação ao risco basal ou em relação a um grupo controle estamos trabalhando com uma informação que é relativa, ou seja, há uma necessidade de conhecer a taxa de evento basal contra a qual se fez a comparação para realizar de forma completa seu significado. Explico melhor: Se o linfoma anaplásico de grandes céls for uma doença comum (ex. 1 caso em cada 100 pessoas), um aumento de 18x é MUITO significativo do ponto de vista absoluto/clínico = aumenta a prevalência de 1% para 18%! Por outro lado se o linfoma anaplásico for uma doença rara (ex. 1 caso em 100.000.000 de pessoas, um aumento de 18x é um aumento de risco ABSOLUTO bem pequeno = aumentar a prevalência de 0,000001% para 0,000018%


No caso do linfoma anaplásico de grandes células relacionado a implantes mamários, sua prevalência é bem baixa - trata-se de uma doença rara. Num levantamento na Holanda [2] entre 9 milhões de mulheres, foram encontrados 11 casos desse tipo de linfoma sendo apenas 5 casos relacionados com implantes mamários. Desse modo, contextualizando o risco, entendemos que há um aumento real no risco de linfoma mas tendo em vista a raridade da doença, esse aumento no risco do ponto de vista absoluto (impacto clínico) é muito baixo.



Referências:

2. De Jong D et al. Anaplastic large-cell lymphoma in women with breast implants. JAMA. 2008 Nov 5;300(17):2030-5.


Declaração de conflito de interesse: nenhum


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado


Comentários são bem-vindos!



bottom of page