top of page
  • Writer's pictureLetícia Kawano-Dourado

Número de flexões e risco cardiovascular

Faz mais que 40 flexões?




Essa pesquisa científica consistiu numa coorte retrospectiva conduzida de 2000 a 2010 entre 1562 bombeiros Norte-Americanos. Participantes tinham em média 39 anos, IMC 28 foram estratificados em 5 níveis baseados na capacidade de flexões e em 10 anos se detectou a associação entre o (maior) número de flexões e o (baixo) risco cardiovascular em homens [Yang J et al, JAMA, 2019].

Você (homem) consegue fazer mais que 40 flexões? Sim? Ótimo! Pois homens que fizeram mais que 40 flexões tinham risco cardiovascular significativamente menor que homens que fizeram menos que 10 flexões. Magnitude de risco: Incidence risk ratio (IRR): 0.04; 95% CI, 0.01-0.36 .

Por risco cardiovascular os autores definiram: diagnóstico novo de doença arterial coronariana e eventos cardiovasculares maiores (infarto, AVC, morte súbita)


Comentários metodológicos:

1. "Associação" não significa CAUSALIDADE. Por exemplo, o galo cantar está associado ao nascer do sol mas não CAUSA o nascer do sol.  Apesar de respaldado por outras evidências que exercício físico e um status fitness tenha ação causal em reduzir risco cardiovascular, essa referencia do JAMA não traz nexo CAUSAL e como bem descrito na conclusão serve como marcador de risco cardiovascular e não como intervenção (orientar a treinar flexões).

2. Notem que a população estudada foi uma população jovem (média de idade de 39 anos), ou seja esses resultados não se aplicam a homens mais velhos (ex: acima de 65 anos). Pode ser que em faixas etárias mais elevadas, o beneficio ocorra a partir de cut-off menores (uma hipótese)...enfim é preciso verificar a validade externa dessa associação em outras faixas etárias antes de extrapolar essa informação de risco para todos.


Quer ler mais sobre CAUSALIDADE e ASSOCIAÇÃO? Vejam: Lederer DJ et al, on confounding no Ann Am Thorac Soc. 2019 Jan;16(1):22-28. doi: 10.1513/AnnalsATS.201808-564PS.



Declaração de conflito de interesse: nenhum


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado


Comentários são bem-vindos!



bottom of page