top of page
  • Writer's pictureLetícia Kawano-Dourado

Isolamento seguro, higiene de compras e entregas

Em tempos de covid19, dicas de como se isolar ADEQUADAMENTE com base em conhecimentos sobre a transmissão da doença


Post atualizado em 01 de agosto de 2021


Nesse post, vou seguir um formato diferente, trazendo na forma de perguntas e respostas, dicas sobre isolamento seguro. Uma coletânea de dúvidas que já recebi até agora nos meus perfis nas mídias sociais.



Como não "neurar" com o cenário atual?

Não há motivo para neura/pânico e isso eu falo seríssimo. Há duas perspectivas na covid19, uma individual e outra populacional, e ambas precisam ser consideradas. Do ponto de vista individual, mesmo para grupos de risco, a covid19 é em sua maioria dos casos um quadro leve que não levará a admissão hospitalar. Foque nisso. Do ponto de vista populacional, quer dizer, de saúde pública (que é o foco dos gestores), a covid19 preocupa, pois essa minoria de casos graves ganha grandes proporções quando um número grande de pessoas se infecta e isso é uma preocupação para o sistema de saúde, que precisa dar conta desses casos.


O que pode ser considerado um isolamento seguro?

Considerando o que sabemos sobre a transmissão da covid para agosto de 2021, e como acontecem surtos na comunidade, podemos afirmar com segurança que um isolamento seguro é aquele que tem os seguintes elementos:

  • uma pessoa (ou um grupo de pessoas, por exemplo uma família) estão ficando em casa respeitando o pedido de isolamento social das autoridades municipais

  • a pessoa designada para sair de casa (supermercado/farmácia), o faz seguindo cuidados recomendados (comento abaixo)

  • na presença de qualquer sintoma respiratório ("é a minha rinite": não importa), coloque máscara simples dentro de casa , ventile o ambiente, e se isole dos outros membros da familia até que o quadro se defina mais

  • Frequentar ambientes ao ar livre onde não há aglomeração (exemplo: um quintal, um terraço, uma praça, um parque, um bosque, praia): verifique apenas se localmente é possível que isso seja feito sem que se esteja quebrando regras de isolamento.


Menos importante tendo em vista o que sabemos sobre COVID-19 em agosto de 2021: higiene de mãos e superfícies. Entao nao precisa lavar o cabelo e a roupa toda vez que sair de casa.


Como ir ao supermercado/farmácia de forma segura?

Os quatro ingredientes principais desse cenário são:

  • Ir em horário de menor movimento

  • Fazer compras de forma rápida (não se expor por tempo prolongado)

  • Manter distância de outros consumidores (mínimo de 2 metros)

  • Ir de máscara N95 ou PFF2, ainda mais com o atual surgimento da Delta, bem mais infecciosa.



Adicional desejável: óculos (pode ser seu óculos de grau, de natação, de sol, ou óculos específico de proteção ou mesmo um face shield). Os oculos nao precisam vedar como a máscara por que nao tem respiração acontecendo pelos olhos. Os oculos servem de barreira física na frente de uma mucosa, protegendo de uma nuvem de gás recém tossida ou espirrada. Os óculos ficam praticamente desnecessários se todos já estão usando máscara (não haverá partícula viral em suspensão para cair na mucosa do olho).

Outras dicas:

- Leve seu frasquinho de álcool 70%, higienize suas mãos

- Não há necessidade de luvas. É importante apenas manter a consciência de não levar as mãos aos olhos, nariz e boca e fazer higiene de mãos após finalizar as compras.

- Não entre com sapatos da rua em casa

- Os cuidados já começam assim que sair pela porta de casa. Considere o elevador como um local *potencialmente* contaminado e que precisa de N95 ou PFF-2.


E as compras? Preciso higienizar tudo que comprei?

Não precisa. No início tinhamos dúvida sobre isso e recomendávamos a higiene de superfícies. Agora sabendo melhor do modo de transmissao, não mais.



Simulação de espirro em um corredor de supermercado - link do video no texto acima da imagem. Vale apena assistir

E comida pronta entregue via delivery?

Contaminacao pela via digestiva é raro. Pode acontecer se o entregador ou quem preparou a comida tossiu ou espirrou diretamente nela, estava contaminado e nas proximas horas voce comeu.


Se voce confia no local onde pediu a comida, ou se voce pode aquece-la em uma temperatura superior a 70oC, voce está bem protegido. Há evidência que o sars-cov2 instabiliza a temperaturas iguais ou superiores a 70oC.




Bom acho que é isso, né? Espero tê-los ajudado a passar ilesos pela pandemia. Vamos em frente firmes!


No meu Instagram (que você pode seguir o conteúdo) posto diariamente sobre nossa situação na pandemia #covid19.


Declaração de conflitos de interesse: nenhum


As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.

Sou Leticia Kawano Dourado, doutora em pneumologia pelo HCFMUSP, médica pneumologista e pesquisadora do Hospital do Coração em São Paulo. Integro o time de pesquisa da Coalizão Brasil Covid19.


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado




bottom of page