top of page
  • Writer's pictureLetícia Kawano-Dourado

Simpósio Liderança Feminina

Aconteceu no Congresso Europeu de Pneumologia, o ERS, em Madrid


Dra. Roberta Fittipaldi, pneumologista e intensivista, e eu participamos do Simpósio de Liderança Feminina para discutir como avançar em direção a equidade de gênero no Congresso Europeu




Apesar de sermos 50% na Medicina, estamos longe (bem longe) de chegar perto disso em termos de cargos de liderança na nossa área. Há uma variedade de fatores, alguns subconscientes e que permeiam a cultura & sociedade, atuando contra a ascensão profissional das mulheres e há um longo caminho pela frente. Enquanto isso, temos táticas que podemos lançar mão:


1. Você precisa de visibilidade e network, então se coloque, avise as pessoas que você tem interesse em determinadas atividades, que você quer participar, liderar, coordenar - ajude as pessoas a te ajudarem.


2. Você precisa de uma mentora, uma orientadora ou orientador. Alguém que está mais à frente na carreira e está disposta(o) a te ajudar: informe seus objetivos e conte com ajuda!


3. Ajuda horizontal: mulheres precisam apoiar mulheres: reverberem as boas ideias, reverberem atuações positivas umas das outras. Há necessidade de uma rede de suporte para avançar frente a quantidade de viéses subconscientes contra as mulheres!


E atenção, o movimento por equidade de gênero, não é um movimento oportunista! Trata-se de um movimento que busca uma avaliação meritocrática para as mulheres, uma avaliação mais isenta, quer dizer, mais justiça. Ou seja, uma bandeira de todos.

Junte-se a nós!



Dra. Roberta Fittipaldi se junta ao coro de mulheres e homens aliados em busca de solucionar o problema dos vieses de gênero na Medicina. Obrigada, Roberta!

Declaração de conflitos de interesse: tenho filhos, esse projeto é dedicado a eles, eles merecem um mundo mais justo.


As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.


Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado




bottom of page